Pepetela nasceu em Benguela, Angola, em 1941.

01
Jul 08

Pepetela nasceu em Benguela, Angola, em 1941.

Licenciou-se em Sociologia, em Argel, durante o exílio.
Foi guerrilheiro pelo MPLA, político e governante.
Desde 1984 é professor na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, e tem sido dirigente de associações culturais, com destaque para a União dos Escritores Angolanos e a Associação Cultural e Recreativa Chá de Caxinde.
A atribuição do Prémio Camões (1997) confirmou o seu lugar de destaque na literatura lusófona.
publicado por pepetela às 08:37

11 comentários:
Olá Pepetela!

Que boa surpresa, um blog do Pepetela!
Estamos aqui em Lisboa, a ler o seu último livro para tratar de falar um pouco sobre ele, para a semana, na nossa tertúlia literária. Uma coisa muito animada, de amigas que gostam de livros e desta vez escolheram o seu.
Destronou o Mia Couto com os "Venenos de Deus, Remédos do Diabo" em votação muito renhida, por um voto de desempate e, já depois de alguma sangria e uma bela refeição....Mas a coisa foi "taco a taco"...agora passaremos para o Moçambicano, certamente.

obrigada por esta fantástica oportunidade. Escreva MUITO!!!!

Um abraço,

Filipa

P.S. agora corro a dar a novidade aos escritores do Rio Grande do Sul, no Brasil.



Filipa Jardim a 19 de Setembro de 2008 às 13:04

Partilho a surpresa!
Virei aqui espreitar quando possa...
zé kahango a 23 de Dezembro de 2008 às 03:32

Exmo. Senhor Pepetela


Somos uma livraria do grupo Oficina do Livro situada no rossio em pleno coração da baixa de Lisboa, mais concretamente ao lado do café Nicola no Rossio (Rossio 23 ).
Temos grandes tradições no mundo Livreiro, pois enquanto livraria já o somos a cerca de 30 anos, tendo inclusive já tido Vxa numa sessão de autógrafos á uns anos.
Temos uma clientela variada mas com grande interesse em tudo o que se relacione com Angola, antiga ou actual.
Temos também desde sempre uma interacção muito positiva e comercial com a editora D. Quixote.
No seguimento do que mencionamos, vimos por este meio disponibilizar a nossa livraria para uma sessão de autógrafos com Vxa a realizar quando tiver disponibilidade, sendo que temos uma campanha a decorrer onde Vxa é autor do mês e tem bastante destaque e também bastante aceitação.
Na certeza que seria uma honra para a nossa livraria ter o autor Pepetela mais uma vez na nossa livraria .


Sem mais e agradecendo a atenção prestada na certeza do seu contacto.


Olga Santos
Gustavo Vieira da Silva

21 347 27 54
Rossio23@oficinadolivro.pt
Rossio 23 a 6 de Janeiro de 2009 às 12:17

Pepetela

A água lilás inspirou-me! Foi mágica a história, e, desde que a li, que quase todos os dias de pormenores que me encantaram.

Quis que soubesse que tive provas de que o que diz sobre a água lilás existir em muitos sítios, pois aqui, perto de minha casa, há também uma pequena lenda de uma água dessa cor!

Fiquei encantado, e achei que lhe podia fazer chegar esta pequena curiosidade. Descobri este blog, e não quis perder a oportunidade.

Obrigado pelo seu trabalho!
Sérgio Filipe Torres a 13 de Janeiro de 2009 às 20:26

Ola Pepetela,

E um prazer de estar aqui e ver o teu perfil.
Quando eu tinha os meus 10 anos, ja conhecia alguns dos teus trabalhos. Neste momento encontro-me na holanda, sou estudante de construcao civil. Alguns meses atras comprei ca na holanda um dos teus trabalhos (o predadore). Como estudante e escritor acho os teus livros o maximo.

Um abraco.

Adeus
faceto a 31 de Janeiro de 2009 às 18:26

Olá Pepetela,

Sou estudante de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Recife, Brasil) e estou pesquisando sobre as relações entre Brasil e Angola. Neste trabalho, tenho conversado com o professor Valteir Silva, que lhe conheceu na Fliporto de 2008. Pois ele me contou sobre uma pesquisa que o senhor vinha fazendo sobre famílias de pernambucanos que fugiram durante a Revolução Praieira para Angola. Fiquei muito interessada no assunto e gostaria de trocar informações com o senhor. Estou deixando meu email de contato para podermos conversar melhor.

Fico aguardando.
Obrigada desde já,

Luciana Lima
lulimacti@gmail.com
Luciana Lima Cavalcanti a 1 de Abril de 2009 às 17:19

Caro Pepetela,

Atribuiram-me uma muito grata tarefa: escrever um manual escolar para alunos do Ensino Médio de Angola. Gostava que me aconselhasse uma obra sua para sugerir aos alunos como leitura integral. Li numa entrevista sua que "As Aventuras de Ngunga" tiveram uma origem pedagógica, o que pensa da referência da mesma para a dita finalidade?
Será um abuso da minha parte pedir-lhe que me responda para o meu email,mesmo assim arrisco.
Um abraço
Ana Isabel
ana isabel lopes a 21 de Abril de 2009 às 22:38

anaisabelbl@hotmail.com
Anónimo a 21 de Abril de 2009 às 22:41

Há anos que tento encontrar-me contigo e não tem sido possivel.Tenho todos os teus livros e vejo neles o mesmo o homem que conheci há trinta e quatro anos, modesto e coerente, irremediavelmente comprometido com o povo humilde e maltratado.Lembro especialmente uma madrugada , objectivo era o Cubal , davas orientações ainda o sol não tinha nascido e nós já lá estavamos naquele barraco abandonado a poucos km do rio.No meio da pópia perguntas(alguem tem alguma coisa que se coma?, estou cuma fome do caraças).deram-te deu uma lata não sei de quê que comeste co a faca da AK a servir de colher.Fiquei a pensar que homem era aquele que pedia aos seus soldados um pouco de comida, antes de ir combater.Lembro ainda quando me foste ver ao velhinho hospital de Benguela, onde ferido gravemente me disseste ao ouvido(aguenta vou arranjar um avião para te mandar para Luanda aqui não vais morrer te garanto) . Arranjaste mesmo e talvez por isso o madie ainda te pode escrever estas linhas hoje.Espero ver-te brevemente, pois sei que estás em Portugal a lançar o teu novo livro(que já tenho).
Katé
Nando
Nando a 4 de Maio de 2009 às 21:45

Boa noite. Meu nome é Robson, sou professor de Literatura no Brasil para o ensino básico. Gostaria do e-mail do autor para auxilio acerca da obra Mayombe.
Obrigado
Robson Di Brito a 3 de Abril de 2017 às 01:41

Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

6 seguidores

pesquisar neste blog
 
arquivos
2009

2008